31 de janeiro de 2023

Como escolher a iluminação de closet ideal?

Iluminação de closet
Tempo de Leitura : 4 minutos

O closet, que antigamente era visto mais como um sonho de consumo ou ainda um “cômodo elitizado”, vem ganhando maior popularidade e cada vez mais pessoas estão adotando esse ambiente em casa, deixando o quarto mais clean e facilitando a visualização de todas as roupas, sapatos e acessórios.

Mas para o closet ser funcional, ter um bom projeto luminotécnico é vital, já que a luz pode impactar totalmente a forma como vemos cores e sombras, influenciando na percepção tanto dos objetos, quando da composição do look.

No entanto, a iluminação nos closets ainda é negligenciada, principalmente por falta de conhecimento.

Por isso, acompanhe esse artigo e veja como inserir a iluminação correta no seu projeto de closet, escolhendo a temperatura certa, fazendo a distribuição das luminárias e conhecendo algumas alternativas inovadoras, como as telas tensionadas Alumiframe.

Como escolher a iluminação correta para o closet

Diferentemente de outros ambientes, no closet a função da iluminação é dar visibilidade a todas as roupas e acessórios, de forma que as cores sejam representadas em sua forma mais fiel.

A iluminação correta irá ajudar o morador a acessar, apreciar e identificar todos os objetos do local, permitindo ver todos os detalhes das composições. Confira as recomendações para a escolha da iluminação ideal. 

Iluminação de closet
Closet

1. Temperatura da cor neutra

Utilize iluminação neutra, com temperatura variando de 3.300 a 5.300 Kelvin, pois elas não interferem na coloração de objetos. Além disso, podem ajudar a transmitir mais amplitude ao ambiente.

2. Defina os lúmens corretamente

Outro ponto de atenção deve ser com relação ao lúmen. Lembre-se que quanto maior a quantidade de lúmens, mais iluminado ficará o ambiente. Assim, pode-se aplicar uma intensidade de luz mais alta no teto e uma menor em áreas de destaque, como para destacar um objeto ou iluminar dentro de armários, por exemplo.

3. Escolha um IRC alto

O IRC (Índice de Reprodução de Cor) da iluminação do closet deve ser alto, para que a representação das cores do objeto iluminado seja a mais próxima possível da realidade. LEDs de alta qualidade costumam ser os mais recomendados para o closet.

Tipos de luminárias para closet

Existem diversos tipos de fontes de iluminação, como a luz natural, telas tensionadas, plafon, fitas de led, spots, lustres, pendentes, entre outros. Cabe ao arquiteto identificar a necessidade do ambiente e definir as luminárias ideais.

É importante definir também em que locais a iluminação deverá ser difusa, indireta ou direcionada, pois isso impacta na decisão da luminária.

closet
closet

Plafon

O plafon é um tipo de luminária versátil, capaz de produzir iluminação direta, indireta, ou difusa. É mais comumente utilizada em tetos e é muito comum em projetos luminotécnicos.

Fita de LED

Outra opção para composição da iluminação são as fitas de LED para espaços internos como gavetas e armários, sendo uma ótima opção para visualização de roupas e acessórios.

Spots

Os spots são ideais para uma iluminação mais direcionada. No caso dos closets podem ser utilizados dentro dos armários ou criar pontos de destaque no ambiente.

Lustres e pendentes

Os lustres e pendentes entram mais como um acessório decorativo nos closets e são indicados para ambientes maiores, podendo destacar um móvel ou deixar a atmosfera mais elegante.

Como as telas tensionadas podem ser usadas nos closets?

Além das opções destacadas acima, uma alternativa inovadora e funcional são as telas tensionadas Alumiframe. Muito versáteis, as telas podem ser utilizadas no closet de várias maneiras:

  •       No fundo dos armários,
  •       No teto, substituindo o forro de gesso
  •       No teto, com formatos diferenciados
  •       Na parede, simulando a entrada de luz natural (ideal para ambientes sem janelas)

 

Além da variedade de aplicações, as telas tensionadas Alumiframe também se destacam pela alta durabilidade, sendo um produto com vida útil longa, e segurança, já que são fabricadas com material antichamas.

Outro ponto, que pode ser o diferencial do seu projeto, é a possibilidade de personalização, podendo escolher desde os formatos mais tradicionais até os mais inovadores, além da possibilidade de imprimir imagens de altíssima qualidade, criando um cômodo exclusivo para o cliente.

Além disso, por serem fáceis de remover, as telas podem ser trocadas de tempos em tempos, garantindo que o closet seja renovado quando o cliente quiser.

Iluminação closet

Transforme seu closet com as telas tensionadas Alumiframe

Se você procura criar um projeto de closet inesquecível, que surpreenda seu cliente, aposte nas telas tensionadas Alumiframe.

Uma novidade é que agora você pode garantir maior assertividade no projeto, modelando o projeto em 3D com as telas tensionadas, facilitando também a apresentação para seu cliente.

Portanto, encontre a loja mais próxima de você e tenha  telas tensionadas Alumiframe em seu projeto de closet.

Escrito por:

Picture of Ana Francisca

Ana Francisca

Compartilhe este post

Logomarca Alumiframe Telas Tensionadas

TENHA NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS